Feitiço do tempo ou O dia da marmota
Há filmes que permanecem na memória não apenas pela história que contam, mas pelas perguntas que continuam fazendo muito depois que os créditos terminam. O Dia da Marmota (Groundhog Day, 1993), clássico dirigido por Harold Ramis e protagonizado por Bill Murray, é um desses filmes. À primeira vista, trata-se de uma comédia sobre um homem condenado a reviver indefinidamente o mesmo dia. Sob uma leitura mais cuidadosa, porém, a repetição do tempo se transforma em uma poderosa metáfora sobre aquilo que acontece quando uma pessoa permanece a mesma, enquanto a vida insiste em lhe oferecer oportunidades de mudança.
Phil Connors acorda todos os dias no mesmo 2 de fevereiro. No início, utiliza a situação em benefício próprio. Depois, revolta-se. Em seguida, tenta manipular as circunstâncias, satisfazer seus desejos e até escapar da própria existência. Nada funciona. O dia continua se repetindo.
A grande virada da narrativa acontece quando Phil percebe que o problema não está no dia que se repete, mas no homem que permanece o mesmo.
Essa percepção toca uma questão profundamente humana: somos realmente livres quando podemos fazer tudo aquilo que desejamos?
O exercício da escolha correta — aquela que se alinha à justiça, à verdade, à ética e à vontade de Deus — é um dos fundamentos da verdadeira liberdade. Mas discernir o bem e escolhê-lo não é simplesmente seguir aquilo que sentimos. Exige formação, conhecimento, disciplina e, sobretudo, transformação interior.
É nesse ponto que a fé cristã apresenta uma afirmação radical. Jesus declara: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36). A liberdade apresentada por Cristo não significa ausência de limites, nem a possibilidade de fazer tudo aquilo que a nossa vontade deseja. Ao contrário, significa ser libertado justamente daquilo que nos impede de viver segundo a verdade.
Existe uma escravidão que não utiliza correntes.
É a escravidão dos próprios desejos, do orgulho, da vaidade, da necessidade de reconhecimento, da incapacidade de admitir o erro, do ressentimento e de todos aqueles impulsos que parecem nos dar liberdade enquanto, na realidade, governam nossas decisões.
Phil, em O Dia da Marmota, inicialmente acredita que liberdade significa poder fazer qualquer coisa sem sofrer as consequências. Como ninguém parece se lembrar do que aconteceu no dia anterior, ele se entrega aos próprios desejos. Mas essa suposta liberdade rapidamente revela sua verdadeira natureza: é uma prisão.
A mesma contradição aparece na experiência humana. Uma pessoa pode possuir enorme autonomia externa e, ainda assim, ser completamente dominada internamente.
A filosofia clássica já havia percebido essa questão. Para os estoicos, como Epicteto e Sêneca, o homem dominado por suas paixões é, em certo sentido, escravo delas. A liberdade verdadeira envolve o domínio de si e a capacidade de viver segundo a razão. Séculos depois, Kant também distinguiria autonomia moral de simples satisfação das inclinações: agir livremente não é fazer tudo o que se deseja, mas submeter a vontade àquilo que se reconhece como moralmente correto.
O cristianismo, entretanto, leva essa questão ainda mais longe.
A Bíblia não apresenta o ser humano como alguém que simplesmente precisa descobrir dentro de si força suficiente para se tornar moralmente melhor. A transformação cristã envolve graça, arrependimento, fé e submissão a Deus. Por isso, o senhorio de Cristo não representa a destruição da liberdade, mas a libertação de um senhorio anterior: o domínio do pecado.
É aqui que O Dia da Marmota se torna especialmente interessante.
Phil passa pelo mesmo dia inúmeras vezes, mas cada repetição revela algo diferente sobre ele mesmo. O mundo exterior permanece praticamente igual; quem precisa mudar é o protagonista.
Há algo de profundamente pedagógico nessa estrutura.
Às vezes, a vida parece nos colocar novamente diante dos mesmos conflitos, das mesmas tentações, dos mesmos relacionamentos difíceis e das mesmas decisões. Nem sempre porque Deus esteja simplesmente “repetindo uma lição” até que finalmente aprendamos, como se a vida fosse um mecanismo automático de recompensas e castigos. A Escritura não autoriza uma interpretação tão simplista do sofrimento ou das circunstâncias.
Mas existe, sim, uma verdade bíblica importante: Deus utiliza circunstâncias, provações, correções e a própria caminhada da fé para produzir maturidade em seus filhos.
Tiago escreve que a provação da fé produz perseverança e que a perseverança deve ter ação completa, para que o cristão se torne maduro (Tiago 1:2-4). Paulo afirma que Deus está formando em seu povo o caráter de Cristo (Romanos 8:29). E Efésios apresenta como alvo do amadurecimento cristão chegar “à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4:13).
O objetivo, portanto, não é simplesmente passar pelas mesmas situações até conseguir um resultado diferente.
É tornar-se uma pessoa diferente.
Essa talvez seja uma das maiores diferenças entre a narrativa de O Dia da Marmota e a fé cristã. No filme, Phil precisa transformar a si mesmo para finalmente escapar do ciclo. No cristianismo, a transformação moral não é um projeto de autossuperação independente de Deus. Ela acontece pela ação da graça, mediante a fé, produzindo uma vida que progressivamente se conforma à vontade de Deus.
Phil começa usando o tempo para conseguir o que quer. Depois passa a utilizá-lo para aprender, servir, cuidar e fazer o bem sem esperar recompensa. Sua relação com o mundo muda porque sua relação consigo mesmo muda.
Talvez essa seja a pergunta que o filme nos deixa:
Quantas vezes precisamos viver a mesma situação até perceber que talvez o problema não esteja apenas nas circunstâncias, mas na pessoa que estamos sendo dentro delas?
Há pessoas que mudam de emprego, de cidade, de relacionamento, de igreja, de projeto e de ambiente, mas continuam carregando consigo os mesmos vícios de caráter. Mudam o cenário, mas não mudam a si mesmas.
E então o mesmo conflito reaparece com outro nome.
O mesmo orgulho.
A mesma necessidade de controle.
A mesma dificuldade de perdoar.
A mesma incapacidade de reconhecer o próprio erro.
A mesma busca por aprovação.
A mesma resistência à verdade.
Talvez, em alguns momentos, aquilo que interpretamos como um problema externo seja também um convite à transformação interna.
Não significa aceitar passivamente tudo o que acontece conosco, tampouco atribuir a Deus cada circunstância desagradável como se soubéssemos exatamente o que Ele está fazendo. Significa reconhecer que, independentemente da origem de determinada circunstância, sempre existe uma pergunta moral diante de nós:
Quem eu estou me tornando através disso?
A verdadeira liberdade, portanto, não está em nunca ser contrariado, nunca sofrer limitações ou poder satisfazer todos os desejos. Isso seria apenas outra forma de escravidão.
A liberdade cristã é mais profunda.
É poder dizer não àquilo que antes nos dominava.
É escolher a verdade quando a mentira seria mais conveniente.
É escolher o perdão quando o ressentimento parece mais justificável.
É escolher a justiça quando a vingança parece mais satisfatória.
É escolher a obediência quando a própria vontade exige o contrário.
É deixar de ser governado pelo ego para ser governado pela verdade.
Por isso, talvez a pergunta mais importante não seja quantas vezes a vida nos faz atravessar determinado caminho, mas o que fazemos com aquilo que a repetição revela sobre nós.
Phil Connors precisava descobrir que não poderia escapar daquele dia permanecendo o mesmo homem.
Nós também precisamos compreender que não existe verdadeira liberdade enquanto continuarmos escravos de nós mesmos.
Cristo não nos chama simplesmente para sermos pessoas mais eficientes, mais disciplinadas ou moralmente superiores. Ele nos chama para uma nova vida.
E talvez seja justamente aí que esteja o sentido mais profundo daquelas palavras:
“Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
Não livres para fazer tudo o que queremos.
Livres para finalmente querer aquilo que é bom.
Livres para obedecer à verdade.
Livres para amar.
Livres para servir.
Livres, enfim, para deixar de pertencer ao próprio ego e pertencer a Cristo.


Comentários